(34)3821-7665/3822-3644   levinoadv@yahoo.com.br 
Tradução  

Notícias

21/01/2020
Meu nome está no SPC e Serasa, mas não devo nada. E agora?
 

Frequentemente acontece de uma pessoa ir em alguma loja ou estabelecimento fazer alguma transação e ser surpreendido com a informação de que seu nome está negativado, mesmo sem ter nenhuma dívida.

Essa situação, sem dúvida alguma, causa constrangimento e humilhação ao consumidor, que honra com suas obrigações de forma pontual e que nunca teve em sua vida, não só financeira como também social, moral, sócio-psicológica, fato ou ocorrência que abalasse seus maiores bens e mais nobres patrimônios: a honra e a imagem.

Os serviços de proteção ao crédito, como o SPC, SERASA e congêneres são eficientes cadastros interligados a todos os comerciantes para consulta diante da menor proposta de compra ou aquisição de serviços para pagamento a crédito ou cheque.

Essa inclusão irregular resulta em prejuízos patrimoniais, na medida em que restringe, ou quase sempre, impede a formalização de negócios comerciais e de atividade de consumo, com grave repercussão no âmbito moral.

A inscrição do nome na lista dos maus pagadores e a conseqüente e inevitável restrição de seu crédito atingem-lhe a dignidade e afetam a sua reputação social, na medida em que sua credibilidade vê-se injustamente reduzida perante seus concidadãos, até mesmo diante do comerciário que lhe atende e noticia a restrição imposta.

No entanto, o consumidor tem direito protegido pela legislação a pleitear e receber a devida reparação pelos danos causados nas relações de consumo, conforme art. VI do CDC“Art. 6º. São direitos básicos do consumidor: VI – a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos”

Nestes casos, em que houve a inscrição indevida no cadastro de devedores, não é necessária a apresentação de provas que demonstrem a ofensa moral da pessoa. O próprio fato já configura o dano.

Referente ao tema, no Superior Tribunal de Justiça, já é consolidado o entendimento de que "a própria inclusão ou manutenção equivocada configura o dano moral in re ipsa, ou seja, dano vinculado à própria existência do fato ilícito, cujos resultados são presumidos" (Ag 1.379.761).

Desta forma, a pessoa lesada deve tomar medidas cabíveis, como procurar o Procon de sua cidade ou um Profissional da Advocacia de sua confiança, especializado no Direito do Consumidor, para receber a orientação devida do que deve ser feito e quais são os documentos necessários em tais casos.

DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO CONOSCO E AGENDE SEU HORÁRIO 34-38217665

 

[+] Notícias
31/03/2020
Qual a responsabilidade do Estado em momento de pandemia no Brasil, perante a Justiça do Trabalho
Uma grande discussão surgiu nos últimos dias com relação ao funcionamento do artigo 486 da Consolidação das Leis do Trabalho que dispõe que “no caso de paralisaçã...
 
31/03/2020 - CONTRATOS COVID19
Covid-19 e a Renegociação dos Contratos de Locação de Imóveis
Em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), que ocasionou a decretação de estado de calamidade pública em território nacional por meio do Decreto Legislativo nº ...
 
23/01/2020
Você sabia que existe visita virtual para filhos de pais separados?
Ao genitor que não detém a guarda do filho lhe é assegurado o direito de visita e de tê-lo em sua companhia. As visitas podem ser acordadas pelos pais do menor ou fixadas pelo juiz. Por óbvio que quando os pais possu...
 
23/01/2020
Meu pedido de aposentadoria foi indeferido. O que fazer?
HAVENDO O INDEFERIMENTO ADMINISTRATIVO A PESSOA QUE SE SENTIR LESADA PODERÁ BUSCAR NA JUSTIÇA A REFORMA DA DECISÃO PROFERIDA PELO INSS. PARA TANTO NECESSÁRIO SE FAZ A AJUDA DE UM PROFISSIONAL ATÉ MESMO PARA VERIFIC...
 
23/01/2020
Auxílio-Reclusão: Quem tem direito? - DEPENDE DE ALGUÉM QUE FOI PRESO?
MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEXTO ABAIXO AGENDE SEU HORÁRIO 0XX34-3821-7665 O auxílio-reclusão é um benefício previdenciário destinado aos familiares baixa renda de qualquer cidadão brasileiro que ...
 
 
Voltar
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
  • SOBRE NÓS
  • Levino Alves e Filhos Advogados Associados

    RUA MAJOR GOTE , 585, SALAS 308, 309 - CENTRO - 38700-107 - PATOS DE MINAS / MG

    (34)3821-7665/3822-3644

    levinoadv@yahoo.com.br

Entre em Contato

 Rua Major Gote 585 salas 308, 309 - CENTRO - 38700-107 || PATOS DE MINAS / MG

 Fone: (34)3821-7665/3822-3644

 E-mail: levinoadv@yahoo.com.br

Levino Alves e Filhos Advogados Associados - Todos os direitos reservados.

icone-whatsapp 1

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.